terça-feira, 23 de abril de 2013

Foi instalado o primeiro dos trinta tanques para recuperação do Costa Concordia

Instalação do primeiro dos trinta tanques que serão instalados
Por Igor Welster, imagem de seu respectivo autor

Após mais de um ano que o Costa Concordia semi-naufragou na ilha de Giglio, a operação de remoção do navio que consiste em faze-lô flutuar novamente e ser rebocado, começa a sair da fase inicial. 

Foi instalado o primeiro tanque que com a ajuda de um sistema de macaco hidráulico irá ajudar o navio a flutuar. Serão instalados mais vinte e nove desses tanques (no total de trinta, quinze em cada lado do navio) que pesam entre 300 á 500 toneladas e estão sendo fabricados no estaleiro Fincantieri, mesmo estaleiro que foi construído o Costa Concordia.

Até então a operação estava em fase inicial, que consistia em remover a chaminé, o mastro e a grande pedra que causou o rasgo no casco do navio ocasionando o naufrágio.  
O custo inicial previsto para a operação de remoção do Costa Concordia, que envolve especialistas de 19 países diferentes, era de 300 milhões de dolares, mas já ultrapassou a casa dos 400 milhões. Após recuperado e rebocado, o Costa Concordia será desmantelado.

Este mês a Costa Cruzeiros foi multada em 1 milhão de euros para resolver acusações criminais referentes ao acidente, assim evitando um julgamento criminal e encerrando a sua potencial responsabilidade com o governo da Itália. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário