No dia 31 de março deste ano, a principal companhia de cruzeiros na Europa completou oficialmente seus 65 anos no mercado. Em 31 de março de 1948 entrava em serviço o primeiro navio de cruzeiros da Linea C (nome inicial da Costa Cruzeiros no mercado de cruzeiros marítimos), O Anna C, que deu início ao transporte de passageiros em navios de luxo, com ar condicionado em todos os alojamentos para os passageiros. A viagem inaugural do Anna C iniciou-se em Gênova e tinha como destino final a cidade de Buenos Aires onde chegou 16 dias após o início da viagem. Junto a entrada de serviço do Anna C, foi firmado um acordo profissional entre a companhia e o arquiteto Giovanni Zoncada, que nos próximos trinta anos ficaria responsável pelo design interior dos navios da frota.
Eugenio C, ou como era chamado: "o navio do futuro". |
No decorrer a década de 80, a linha passou por uma reestruturação, onde firmou a idéia dos navios serem como hotéis flutuantes para se passar as férias, assim desaparecendo totalmente a divisão de classes a bordo. Foi após essa reestruturação que o grupo deixou de se chamar Linea C e então surgir a Costa Crociere, e no nome dos navios ao invês do término com a letra "C", terminavam com "Costa".
Atual modelo de chaminé dos navios da Costa Cruzeiros |
No início do novo milénio são construídos o Costa Atlantica e Costa Mediterranea, que receberam o título de maiores navios com bandeira italiana além de serem os primeiros navios da frota da Costa Cruzeiros cuja a maioria das cabines tivessem varandas privativas e logo depois é construido o Costa Fortuna, que futuramente serviria de inspiração para os gêmeos Costa Concordia, Costa Serena, Costa Pacifica, Costa Favolosa e Costa Fascinosa. Foi também neste período que a Costa Cruzeiros ganhou diversos certificados, como por exemplo o certificado Best 4 e o Green Star e também ampliando o Grupo Costa com a aquisição da AIDA Cruises e mais tarde o surgimento da Ibero Cruceros, também do Grupo Costa.
Infelizmente em 2012, após atingir a marca de 1 milhão de passageiros transportados no mundo, o recebimento do prémio Leonardo Quàlita Itália e o batizado de dois navios simultaneamente (Costa Luminosa e Costa Pacifica), o Costa Concordia colide na ilha de Giglio, onde se encontra até hoje semi-naufrágado. Isso causou a mudança de muitos roteiros, inclusive a vinda de dois navios novos para o Brasil na mesma temporada, que nunca tinha acontecido.
Em 2013 a Costa Cruzeiros encomenda o Costa Diadema, que será o maior navio da frota e também o maior navio com bandeira italiana.
Grande Como il Mare, parabéns pelo o trablho!
ResponderExcluirForte abraço.