quarta-feira, 7 de outubro de 2015

FORMAS DE PAGAMENTO DAS DESPESAS DE BORDO

Olá navegantes, como estão? Ansiosos para a temporada começar? Sim?! 

Então te convido para participar de nosso grupo no Facebook, que tem como objetivo juntar cruzeiristas, leitores e amigos para compartilhar experiências, fotos durante as viagens de cruzeiros, tirar dúvidas e fazer mais amizades com um amor em comum: os cruzeiros! CLIQUE AQUI E SOLICITE PARA PARTICIPAR. 

Ultimamente vejo que muitos que estão contando os dias para embarcar aparecem com a seguinte dúvida: mas e para pagar as despesas de bordo, como faço? Nessa postagem tentarei esclarecer o máximo possível sobre esse assunto. 


CARTÃO OU EM ESPÉCIE? 

Primeiramente precisamos saber que temos dois instrumentos para pagar as despesas de bordo: um
deles seria o famoso cartão de crédito, que na maioria das cias marítimas precisa ser um cartão INTERNACIONAL! Ou então você pode levar em espécie, independente de ser cédulas de dólares/euros ou reais: ambos serão aceitos. 

LEMBRETE: Se o seu cruzeiro for em território europeu, as despesas de bordo costumam ser em euros e não em dólares (pode variar de acordo com a cia marítima).

Mas será que qualquer das opções vale mesmo a pena? Sinceramente, recomendo o uso do cartão de crédito internacional somente em um caso de extrema URGÊNCIA, por dois grandes motivos que costumam ferir o nosso bolso: tudo que você pagar com o cartão de crédito será cobrado uma taxa de + aprox. 7% do valor do produto, essa taxa é chamada de taxa IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O outro motivo seria simplesmente o câmbio da fatura do cartão, que é o que será válido para a conversão das despesas, em outras palavras se você gastar 1.000 dólares/euros hoje porque o dólar está sendo convertido em 4,00 reais só que até a emissão da fatura o dólar subiu pra 4,30 reais. Isso quer dizer que os seus 1.000 dólares/euros gastos será convertido para reais no câmbio de 4,30.

LEMBRETE: A maioria das companhias marítimas não parcelam as despesas de bordo, outras parcelam em somente 5x sem juros.

Chegando então a conclusão: o recomendável é você pagar em espécie, mas em DÓLARES/EURO para
evitar o câmbio de conversão de bordo, que nunca sabemos qual será e quando chegamos a bordo costuma estar sempre mais caro do que em terra. Levar dinheiro em espécie em cédulas de reais pode ser tão desvantajoso quanto levar um cartão de crédito, além de que você precisará quase todos dias fazer contas de conversão pra saber quanto você está gastando em dólares e quanto isso é equivalente em reais. 

Pense da seguinte forma: 100 dólares/euros sempre será 100 dólares/euros, 100 reais nunca sabemos quanto será amanhã. Logo, sempre recomendo (e faço) que o passageiro todo mês vá na casa de câmbio mais próxima de sua casa e compra uma quantia de dólares, se estamos em outubro e você vai viajar em fevereiro, comprando 100 dólares/euros por mês você viajará com 500 dólares/euros, que dependendo das suas intenções de compra, duração do cruzeiro, quantidade de passageiros na cabine, roteiro e etc já pode ser o suficiente.

OBS: NUNCA DEIXE DE LEVAR O CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL JUNTO COM VOCÊ, POIS MESMO QUE NÃO SEJA A OPÇÃO MAIS ECONÔMICA, VOCÊ PODE PRECISAR DE UMA CERTA QUANTIA EMERGENCIAL QUE VOCÊ NÃO TENHA EM DÓLARES ALI NA HORA, COMO POR EXEMPLO PARA GASTOS MÉDICOS. NESSAS HORAS QUEM TE SALVARÁ SERÁ O CARTÃO.



QUAIS GASTOS TEREMOS A BORDO? 

A bordo podemos ter diversos gastos como por exemplo no cassino, bingo, bebidas, excursões em terra, tratamentos no SPA, restaurantes temáticos que não estejam inclusos no cruzeiro, brinquedos como simulador de F1, cinema 4D e etc.

Mas não vai gastar com nada disso e pretende levar pouco dinheiro? Pense e repense sobre isso, pois a bordo além de todos esses atrativos existe um conjunto de lojinhas que vendem diversos produtos como por exemplo: perfumes, relógios, óculos, bijuteria, produtos de beleza, chocolates e etc, a maioria de marcas importadas e consagradas. E não para por ai: todos esses produtos são comercializados com zero de imposto sobre o produto.


TEM VALOR MÍNIMO PARA DEPOSITO/CAUÇÃO? 

Uma pergunta difícil de responder graças as alterações ocorrentes entre temporadas e cias marítimas, porém o que eles costumam fazer ultimamente é te dar um teto para gastar livremente e quado você atinge esse teto, te chamam solicitanto que apresente alguma forma de pagamento para poder pagar o que já gastou e o que ainda pretende gastar.

Diferente de antigamente, que costumavam cobrar um caução de valor fixo ou maior já no momento que o passageiro faz check-in. 


PRECISAREI FICAR ANDANDO DURANTE TODO O CRUZEIRO COM DINHEIRO OU CARTÃO DE CRÉDITO?

Não, tudo que for tratado em relação a forma de pagamento é direto na recepção e ao comprar algum produto a bordo você usará o seu cartão de bordo (foto ao lado), e automaticamente será debitada a compra no deposito/caução que fez ou no cartão de crédito que apresentou na recepção. O seu cartão de bordo é praticamente como sua identidade a bordo e é usado para efetuar compras a bordo, identificação, chave da cabine e em outras diversas situações.


DICAS QUE SEU BOLSO AGRADECERÁ

Comprar pacotes de bebidas antecipadamente - Pacotes de bebidas comprados mediante a reserva ou ainda em terra na agência de viagens que você comprou seu cruzeiro costuma sair mais barato do que quando compramos a bordo e será uma despesa a menos que teremos ao chegar no navio, além da vantagem de poder parcelar em até 10x sem juros no cartão de crédito junto com o cruzeiro. Já fizemos uma postagem mais detalhada sobre esse assunto, se tiver curiosidade basta CLICAR AQUI

Crédito antecipado para as despesas de bordo - Se você está indo viajar na Costa Cruzeiros você terá a oportunidade de inserir créditos para despesas de bordo antecipadamente, também parcelando em 10x sem juros junto com o cruzeiro. Caso esteja viajando na MSC Cruzeiros, você poderá comprar a bordo o CCF - CRÉDITOS PARA CRUZEIROS FUTUROS que custa 10 dólares/euros e te dá no mínimo 150 dólares/euros para gastos a bordo no próximo cruzeiro que você fizer na MSC Cruzeiros, o que já é um adianto.

Promoções - A Royal Caribbean e a Norwegian costumam fazer muitas promoções onde ao comprar uma cabine o passageiro ganha um determinado valor para gastos a bordo. Se está disposto a viajar nessas cias marítima, sempre confira se está em vigor alguma promoção deste gênero. 



GOSTOU DAS NOSSAS DICAS?

FIQUE DE OLHO EM NOSSO BLOG, FAN PAGE, GRUPO DE FACEBOOK! 



CONTATO PARA COTAÇÕES E RESERVAS:


- FACEBOOK - https://www.facebook.com/igor.alcantaca (CLIQUE NO LINK)
- WHATSAPP - (21) 99792-0316

ATENCIOSAMENTE
IGOR WELSTER - O SEU AGENTE DE VIAGENS MARÍTIMAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário