domingo, 9 de março de 2014

Cunard celebrará 175 anos em 2015

Queen Mary 2, o flagship da Cunard, em Liverpool
Texto de Igor Welster, adaptado do press release da Cunard. Imagens divulgativas da Cunard e de seus respectivos autores (não publique nenhuma parte deste artigo em outro blog ou site sem antes consultar o autor).

Recentemente a companhia de origem britânica Cunard divulgou detalhes do evento planejado com muitos meses de antecedência que acontecerá em Liverpool e celebrará os 175 anos de existência da companhia. O aniversário de 175 anos que o primeiro navio da Cunard, o Britannia, zarpou para a primeira viagem em julho de 1840 também será comemorado em 2015. No mesmo ano também estará sendo lembrado o centenário do naufrágio do Lusitania. 

Let the Party Commence

A celebração começará no dia 3 de maio de 2015, com o "Let the Party Commence", onde o Queen Mary 2, o Queen Elizabeth e o Queen Victoria se encontrarão em Southampton e sairão juntos em formação. Após o encontro dos três navios, o Queen Victoria partirá para o "Lusitania Remenbered", que relembrará os 100 anos que o Lusitania, um antigo navio da Cunard, naufragou após ser atingido por um torpedo atirado por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial.


Liverpool Salude

Liverpool foi a cidade onde nasceu a Cunard, a companhia foi fundada lá onde permaneceu o escritório central da companhia por 128 anos até 1967. Por tanto, os três navios que formam a atual frota da Cunard saudarão a cidade entre os dia 24 e 25 de maio de 2015 em um evento que receberá o nome de Liverpool Salude.

O cruzeiro de Liverpool Salude do Queen Mary 2 terá duração de 10 noites e início no dia 17 de maio, em Southampton e fará escalas em Cobh, Dun Laoghaire, Grenock, Oban, Liverpool e St. Peter antes de retornar para Southampton no dia 27 de maio. O Queen Elizabeth também iniciará o cruzeiro de Liverpool Salude em Southampton, porém seis dias antes do início da viagem do Queen Mary 2, pois a viagem terá 16 noites, o navio fará escalas em Oslo, Copenhagen, Stockholm, Tallinn, St Petersburg, Warnemunde, Kirkwall, Liverpool e retornará a Southampton no dia 27 de maio, onde encontrará o Queen Mary 2. Já o Queen Victoria fará o cruzeiro de "Liverpool Salude" com duração de apenas 6 noites, deixando Southampton no dia 22 de maio rumo a St. Peter e em seguida chegará em Liverpool onde pernoitará antes de retornar para Southampton no dia 28.


No dia 24 de maio de 2015, o Queen Mary chegará em Liverpool, fará a primeira pernoite na cidade e na manhã seguinte o Queen Elizabeth e o Queen Victoria navegará em direção a Liverpool. Por um momento, os três navios irão se alinhar ao mesmo tempo no Rio Mersey para um espetáculo que tem estimativa de atrair uma grande multidão assim como na primeira escala do Queen Elizabeth 2 na cidade de Liverpool em julho de 1990, onde mais de um milhão de pessoas se reuniram para acompanhar a saída do navio. 


Queen Mary 2, e ao seu lado o Britannia
175 anos de Britannia

No dia 4 de julho de 2015, o Queen Mary 2 irá fazer a história ganhar vida novamente ao navegar nas águas da cidade de Liverpool, onde 175 anos mais cedo navegava o Britannia. Será a primeira vez desde janeiro de 1968 que um navio da Cunard iniciará uma travessia para a América partindo de Liverpool, a viagem transatlântica terá duração de 10 noites e fará escalas em Halifix e Boston, assim como fez o Britannia, e terá fim no dia 14 de julho de 2015 em Nova York. 

Um comentário:

  1. vera lucia godoi de faria24 de maio de 2015 às 19:56

    Deve ser um espetáculo visual inesquecível, principalmente para quem estiver viajando, afinal o mundo visto do mar e sobre o mar é mais leve e sonhador. Vou tentar assistir pela internet. Boas festa a todos

    ResponderExcluir