quarta-feira, 12 de março de 2014

Grupo Costa abandonará o Brasil cada vez mais?

Texto e imagens de Igor Welster (Não publique em outro site ou blog nenhum conteúdo deste artigo sem antes consultar o autor).

Durante a temporada 2013/2014, pode-se observar que o Grupo Costa (Costa Cruzeiros e Ibero Cruzeiros) não explorou o mercado brasileiro como era de costume nas temporadas passadas, isso vem ocorrendo desde a mudança do CEO da Costa Cruzeiros um pouco após do acidente do Costa Concordia que definitivamente causou uma grande mudança administrativa na companhia. 

Há alguns anos atrás, antes da Ibero pertencer ao Grupo Costa e um pouco após a Carnival ter comprado a Costa Cruzeiros em 1997, a companhia começou a crescer cada vez mais na região trazendo para o Brasil a dupla Costa Allegra e Costa Marina, que fez um grande sucesso e ganhou carisma entre os brasileiros. Logo depois, na temporada 2001/2002, aumentou a oferta trazendo o Costa Tropicale junto aos outros dois citados acima. Mantendo a oferta, a companhia trouxe o Costa Classica como estréia na temporada 2002/2003 ao lado do Costa Tropicale e nos anos seguintes a empresa foi ganhando cada vez mais espaço no mercado de cruzeiros no país trazendo navios como o Costa Romantica, Costa Victoria, Costa Magica, além da aquisição da Iberojet (atual Ibero Cruzeiros) que costumava contar com navios como o Grand Mistral e Grand Celebration na região, futuramente também trouxe o Grand Holiday, que passou a ser parte da frota da Ibero Cruzeiros em 2010. A temporada auge do Grupo Costa definitivamente foi a temporada 2011/2012 e 2012/2013, em que trouxeram sete navios para a região (quatro da Costa Cruzeiros e três da Ibero Cruzeiros). 


Após as duas temporadas de sucesso, o grupo passou a mostrar desinteresse na região, quando anunciaram a vinda de somente dois navios da Costa Cruzeiros para a temporada 2013/2014 reduzindo a oferta pela metade e tornando nula a oferta da Ibero Cruzeiros no Brasil, que tinha previsão de vir com dois navios, um a menos do que nas outras temporadas, mas no final acabou vindo com apenas um que ficou destino ao público argentino sem embarques no Brasil, abandonando o país, o cancelamento da vinda do único navio da Ibero que ficaria destinado ao público brasileiro, o Grand Mistral, ocorreu pelo fato do mesmo ter passado por uma reforma e sido transferido para a frota da Costa Cruzeiros, com o nome de Costa neoRiviera. 

Para a temporada 2014/2015, primeiramente a Costa Cruzeiros divulgou a vinda de apenas dois navios novamente porém após uma viagem feita pelo representante da Costa Cruzeiros no Brasil até a matriz da companhia, que fica na Itália, com tentativa de convence-los a importância do mercado no país, foi divulgado mais um navio que viria junto com esses dois embora semanas depois tenha sido cancelado, prevalecendo até agora a previsão de dois navios no Brasil na temporada 2014/2015. Em relação a Ibero, foi divulgado somente a vinda do Grand Celebration, que novamente não fará embarques no Brasil e terá como Buenos Aires como porto-base. 

Um dos grandes motivos para o desinteresse das companhias é a falta de infraestrutura e altas taxas portuárias no Brasil, tornando-se mais lucrativo regiões como o Mediterrâneo e o Caribe, porém isso não é nenhuma novidade para o público brasileiro. Fica a dúvida no ar, o Grupo Costa abandonará o Brasil cada vez mais? 

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